quinta-feira, 23 de abril de 2009

CAS - Central de Atendimento ao Surdo


















Acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva no atendimento de SAC em Call Centers

Conforme Decreto 6.523/2008, que entrou em vigor em 1º de dezembro e anuncia as novas regras para atendimentos dos Call Centers no Brasil, no Capítulo II, Artigo 6º, o acesso das pessoas com deficiência auditiva ou de fala deverá ser garantido pelo SAC, em caráter preferencial, tendo para isso que possuir equipamento próprio.
Neste sentido, a Koller oferece a Solução CAS - Central de Atendimento ao Surdo, homologada pela Anatel, já implantada em grandes empresas no Brasil como Ache, Tam, Gol, Porto Seguro, Wyeth, Sadia e bancos como Real, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Citicard, Itaú, Nossa Caixa e outros.

CAS: Um novo canal de comunicação e venda para mais de 5,7 milhões de pessoas
A Solução CAS - Central de Atendimento ao Surdo possiblita a comunicação com a comunidade surda e deficientes auditivos, permitindo que realizem qualquer tipo de contato como compra de produtos, solicitação de serviços e informações sobre sua empresa.
A criação de mecanismos e leis que facilitam a vida das pessoas portadoras de deficiência tem sido um importante missão desenvolvida pelo governo e empresas no nosso país. Segundo relatório da Rede Internacional de Deficientes, entre os 24 países das Américas, o Brasil é o campeão em relação as garantias de educação, oportunidades de emprego, acessibilidade, saúde, moradia, comunicação e proteção legal aos portadores de deficiências.
Neste cenário, as empresas estão se preparando cada vez mais para adequar-se às exigências das leis e também para poder atender melhor a esse universo de 24 milhões de pessoas portadoras de deficiência no Brasil. Entre eles, encontramos mais de 5,7 milhões que possuem deficiência auditiva ou surdez.
De que forma os clientes surdos ou deficientes auditivos entrarão em contato com seu Call Center?

Atualmente já existem Telefones Especiais para surdos, com teclado alfanumérico e display que viabilizam a comunicação dos surdos pelo sistema telefônico convencional. Os modelos incluem Telefones Públicos e residenciais.

As operadoras de telefonia, cumprindo a Lei da Acessibilidade (nº 10.098), estão instalando os telefones públicos adaptados para os surdos e a meta para este ano é de 27.000 unidades, oferecendo condições para que as pessoas surdas e com deficiência auditiva entrem em contato com as empresas.

Como funciona o CAS (Central de Atendimento ao Surdo)?
1 - O(a) cliente surdo(a), através de um TS (Telefone para Surdos) entra em contato com seu Call Center.
2 - A atendente do CAS recebe as mensagens no software de sua P.A. e interage com ele. O contato é finalizado sem a necessidade de um ouvinte para auxiliar o(a) surdo(a).

Responsabilidade Social no Atendimento ao Cliente

Benefícios para as empresas e clientes com a implantação do CAS

- Ação de Responsabilidade Social: agrega valor à sua marca junto à sociedade em geral, imprensa, ongs, além de todas as famílias ligadas à comunidade surda, por agir em conformidade com a Lei de Acessibilidade, gerando respeito e maior fidelização de seus atuais clientes.
- SAC e Televendas: Abre um novo canal de comunicação e portanto uma Ferramenta de Vendas e Atendimento que permite o contato da sua empresa com mais de 5,7 milhões de deficientes auditivos no Brasil(potenciais consumidores). A comunidade surda passa a ter contato com o Call Center das empresas e realizar compras (passagem área, pedidos nas redes de fast food, internet banking), usufruindo de toda a comodidade dos serviços por telefone que os ouvintes já dispõem.
- Beneficia os clientes com deficiência auditiva na medida que a principal barreira de comunicação é quebrada.
- Consultoria de marketing: Planejamento estratégico e execução de ações institucionais e promocionais dirigidas a comunidade surda, nos veículos internet, revista , jornais, feiras, eventos e outras oportunidades de exposição da marca.
Na Central de Atendimento ao Surdo implantada pela Koller, o maior diferencial é o Treinamento










A implantação da Solução CAS inclui: Software (módulo terminal) e Hardware (conexão PABX-PA) apropriado, porém o maior diferencial estará na capacitação da sua equipe de Atendimento para atender ao Cliente Surdo através de um treinamento dividido nos módulos:
Operacional
Treinamento completo do Sistema para o conhecimento do software e demais equipamentos.

Ético e Cultural
Este treinamento será realizado por profissionais respeitados que atuam em associações e escolas para surdos e possuem todo o know how para que sua equipe tenha condições de interagir no atendimento, sem nenhuma dificuldade.
Aborda os temas culturais e éticos referentes à comunidade surda, para que o coordenador e a equipe de atendentes tenham conhecimento de sua cultura, seu pensamento, comportamento, formas de expressão, gramática diferenciada e outros temas relevantes a esse público. São realizados vários testes reais, com ligações de surdos para os participantes, oferecendo maior segurança quando seu CAS estiver operando.

Nenhum comentário: