domingo, 31 de maio de 2009

Intra realiza curso básico de Libras

O INTRA (Instituto Transformar) está realizando um curso básico de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Com duração de 80 horas/aula o curso será encerrado dia 27 de junho com aulas todos os sábados de 08:00 às 12:00 e de 13:00 às 15:00h. Estão à frente do curso o missionário John Peterson, Lucieudo Santana e Mardônio Aguiar.

O Instituto tem trabalhado na formação e capacitação de intérpretes para surdos tendo hoje o trabalho efetivamente reconhecido por diversas instituições e pela própria municipalidade com quem firmou convênio. Os intérpretes que atuam junto a portadores de necessidades auditivas da Rede Municipal foram capacitados pelo Instituto Transformar.

A orientadora social do INTRA, Cleide Barbosa informa que a idéia é realizar mensalmente um curso. “Temos mais de 9 mil surdos apenas em Juazeiro. Precisamos realizar o maior número possível de cursos em Libras para formar mais intérpretes. Diariamente são surdos que procuram órgãos públicos, repartições ou qualquer outro local e não há ninguém que entenda o que eles gesticulam ou pretendem”, disse a orientadora. Para ela existe um outro grave problema. “Existem pessoas que pensam que o surdo já nasce sabendo Libras. Isso é um grande engano. Pegamos o surdo aqui, muitas vezes sem nenhuma noção e começamos a trabalhar o básico com ele. Ninguém nasce sabendo de Libras”, advertiu.

O ideal é que cada turma do curso tenha no mínimo 20 alunos. Maiores informações podem ser obtidas na sede do INTRA a Rua Dom Bosco, 370, Bairro Franciscanos.

Mais informações pelos telefones: (88)3511-9497 e 8817-9777
E-mail: intrajuazeiro@gmail.com
Blog do INTRA


Nenhum comentário: