sexta-feira, 25 de setembro de 2009

INTRA realiza semana comemorativa ao Dia do Surdo

Por Beto Fernandes

Transcorre neste sábado, 26 de setembro o Dia Nacional do Surdo. Em Juazeiro do Norte a data está sendo lembrada com a realização de uma semana de eventos com coordenação do INTRA (Instituto Transformar), ONG que atua no trabalho de inclusão social dos portadores de necessidades auditivas. Iniciada na segunda-feira dia 21 a programação será encerrada sábado com a I Mostra de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) de 10:00 às 22:00h no Cariri Shopping.

No dia 21 foi realizada uma visita com os surdos no Instituto Centec de Barbalha quando conheceram laboratórios de pesquisa e projetos de piscicultura e farmácia viva. No dia 22 a visita aconteceu aos três Campus da Faculdade Leão Sampaio quando os surdos conheceram instalações e os variados cursos oferecidos. Dos assistidos pelo Intra, há três acadêmicos na unidade de ensino superior cursando Serviço Social e Administração. No dia 23 houve trabalho interno com surdos, familiares, diretores e voluntários. No dia 24 crianças que formam o Coral “Mãos que Encantam” fizeram apresentação do Hino Nacional Brasileiro em LIBRAS na abertura do Encontro Estadual de CEREST’s na unidade juazeirense.

Na noite de quinta-feira foi realizada solenidade de premiação com placas a personalidades que se destacam com apoio e incentivo a política de inclusão social do surdo no Teatro Patativa do Assaré do SESC de Juazeiro. A escolha foi realizada a partir de uma consulta com os surdos, familiares, intérpretes, diretores e voluntários. Foi prestada homenagem este ano a Aline Ferreira, colaboradora do INTRA, Paulo Damasceno, coordenador do SESC, Jaime Romero, Diretor da Faculdade Leão Sampaio, missionários John Peterson e Jean Peterson, fundadores do INTRA, Joana D’arck, coordenadora de educação especial da Secretaria de educação, empresário Gilberto Joaquim de Araújo Lima, vereadores Antonio Ferreira e José de Amélia Júnior, secretários municipais Geraldo Carreiro, Romildo Bringel, Ricardo Lima e Bernardo Oliveira, ex-prefeito Raimundo Macedo, 1ª Dama do Estado Maria Célia Ferreira Gomes e o Prefeito Manoel Santana. Na oportunidade ainda palestraram os surdos Ellen Soares sobre “A História da Educação do Surdo” e João Filho com o tema “Jovens Surdos Líderes”.

Caminhada de conscientização

Na manhã desta sexta-feira foi realizada uma caminhada com expressiva participação popular. Além da comunidade surda participaram alunos de escolas da rede municipal. “O objetivo foi o de chamar a atenção da sociedade para necessidade de promover a inclusão social do surdo”, explicou a coordenadora social do INTRA, Maria Cleide Barbosa. Crianças e adolescentes saíram do CIRÃO e foram com destino a Prefeitura onde entregaram a placa de homenagem ao Prefeito. Ele ficou agradecido e reassumiu compromissos. “Durante a campanha dos comprometemos em apoiar e promover a integração dos surdos juazeirenses. Estamos fazendo isso através da educação, da saúde e da assistência social. Podem confirmar que faremos muito mais” comprometeu-se. Uma faixa pedia realização de concurso público para intérpretes e o prefeito deu a palavra que atenderia “a justa reivindicação”.
Dr. Santana tomou conhecimento do projeto do Governo do Estado em instalar no Cariri um Centro de Referência para Portadores de Necessidades Auditivas e também se comprometeu em reivindicar a unidade para seu município que tem mais de 9 mil surdos segundo dados do IBGE. O INTRA trabalha com 300 surdos e suas famílias ofertando cursos de LIBRAS e acompanhamento psicológico e social.

Nenhum comentário: