domingo, 6 de junho de 2010

Ação conjunta promoverá curso de LIBRAS em Juazeiro


Na Região do Cariri cearense há segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mais de 12 mil pessoas portadores de deficiência auditiva. Apenas em Juazeiro do Norte são mais de 9 mil surdos. O INTRA (Instituto Transformar) é uma ONG que trabalha com a inclusão social dos surdos e capacitação e habilitação de pessoas interessadas em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Há 10 anos o Instituto vem trabalhando a inclusão social de surdos e mais que isso, promovendo a cultura surda em Juazeiro.

A assistente social do INTRA, Maria Cleide Barbosa informa que a ONG tem buscado “desenvolver atividades com deficientes auditivos para acompanhar o rendimento destes na escola como forma de sociabilizá-los e atingir as mais variadas necessidades que eles apresentem”. Com uma ação marcante na área educacional o INTRA firmou importante parceria com a CREDE 19 (Coordenadoria Regional de Educação) e a Secretaria Municipal de Educação que possibilitará a realização de um Curso de Formação de Intérprete/Tradutor de Libras com 240 horas/aula.

As inscrições para o exame de seleção do curso começam nesta segunda-feira, 7 de junho de 13h30min às 17:00h na sede do INTRA, a Rua 1º de Maio 110, Bairro Pio XII, esquina com Rua Dom Bosco. Lucieldo Santana, Presidente do INTRA, por sua vez, lembra o público alvo que deve ser formado “por pessoas que atuam ou atuaram como intérpretes, que já ministraram curso de LIBRAS com ensino médio concluído e curso de LIBRAS com no mínimo 120 horas”. Lucieldo completa a informação lembrando que “é necessária a xérox dos certificados ou declaração que comprove as exigências para se fazer o curso”.

O projeto seletivo para o curso será dia 25 de junho no INTRA, de 08h30min às 11h30min, de 13h30min às 16h30min e de 18:00h às 21:00h. Ao final será dada certificação aos participantes com validade em todo território nacional e reconhecimento da CREDE e Secretaria Municipal de Educação. A CREDE, por sinal, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo destinado a contratar professores intérpretes de Libras, para suprir as carências existentes e formar um Banco de Recursos Humanos. Mais informações sobre esse projeto seletivo podem ser obtidas no site www.crede19.seduc.ce.gov.br .

SERVIÇO:
Curso de Formação de Intérprete/Tradutor de Libras em Juazeiro do Norte
INTRA (Instituto Transformar)
Rua 1º de Maio, 110, Bairro Pio XII, esquina com Rua Dom Bosco
Telefones: (88)3511-9497/(88)8817-9777
Fonte:
www.betofernandes.com

Nenhum comentário: