quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Prefeitura apoia realização da Semana do Surdo

Transcorre neste dia 26 de setembro - o Dia do Surdo - e para comemorar a data o INTRA – Instituto Transformar – está realizando a IV Semana Comemorativa, que serve também de reflexão sobre a inclusão social do surdo. A Prefeitura de Juazeiro do Norte é parceira deste importante evento que este ano tem como slogan : Respeito as Línguas de Sinais e a Cultura Surda”.





O assessor especial do Gabinete, Dr. Gabriel Santana, comentou que existe toda uma preocupação da administração não apenas com a inclusão social do surdo, mas também, com o desenvolvimento de suas potencialidades. “O prefeito Dr. Santana é bastante conhecedor das adversidades enfrentadas pelos surdos e apoia sempre toda iniciativa da comunidade surda, bem como dos ouvintes que são voluntários no intuito de mostrar que apesar da deficiência auditiva, qualquer surdo tem toda condição de estudar, se formar, se capacitar e se habilitar para as mais variadas atividades, afinal todo somos iguais em nossas diferenças”, afirmou.

Na manhã desta segunda-feira, foi realizada a Caminhada do Surdo que saiu do CIRÃO, passando por toda Rua São Pedro culminando com chegada a Praça Padre Cícero. A gestão pública esteve presente através do Departamento de Educação Especial da SME – Secretaria Municipal de Educação -, CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social – da SEASTC – Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania -, Assessoria Especial do Gabinete, Secretaria de Comunicação e SESP – Secretaria de Segurança Pública -, via DEMUTRAN e Guarda Municipal.

Na atual gestão, o prefeito Dr. Santana incluiu na grade curricular da Rede Municipal de Ensino o ensino de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais -. 30 intérpretes estão na Rede Municipal e 50 surdos devidamente matriculados e frequentando as salas de aulas numa prova inconteste de inclusão social.   Na saúde há um surdo trabalhando no Hospital Infantil Maria Amélia e uma surda na Assistência Social, mais especificamente no CREAS.

Na programação da Semana do Surdo está prevista para amanhã participação de Mardônio Aguiar na sessão ordinária da Câmara Municipal quando através de um intérprete abordará o tema central do evento. Na quarta-feira haverá trabalhos internos na sede do INTRA.
Serviço:
IV Semana Comemorativa ao Surdo  
26 de Setembro a 02 de Outubro
Realização:
Mais informações: 8817-9777        
Gabinete do Prefeito

Nenhum comentário: