segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O prefeito Dr. Santana foi homenageado na festa de 10 anos do INTRA - Instituto Transformar

O INTRA – Instituto Transformar – é uma ONG juazeirense que trabalha a cultura do surdo em toda Região do Cariri. Dentro das comemorações da Semana do Surdo foi comemorado também o aniversário de 10 anos do Instituto.

O prefeito Dr. Santana foi convidado e recebeu uma homenagem com certificação de reconhecimento aos serviços prestados com a inclusão social dos portadores de deficiências auditivas. A homenagem aconteceu na última sexta-feira durante jantar na sede do INTRA, localizada a Rua Dom Bosco, Bairro Franciscanos.



O Presidente do INTRA, Pastor Lucieldo Andrade, disse que o Dr. Santana estava sendo homenageado ao lado de outras figuras ilustres que ajudaram na implantação e manutenção do Instituto. “Temos pessoas que colaboraram na fundação, como verdadeiros missionários e temos agora mais pessoas que compreendem essa nobre missão de promover a inclusão social do surdo como o prefeito Santana”, afirmou.
 A assistente social e coordenadora do INTRA, Cleide Barbosa, disse que na atual administração havia se ampliado o número de intérpretes e de alunos surdos regularmente matriculados e frequentando as salas de aula. “Hoje, são 30 intérpretes devidamente regularizados e 50 alunos matriculados. É um número que precisamos reconhecer, mas também ampliar”, frisou a coordenadora. Ela também, em nome da comunidade surda, agradeceu a inclusão do ensino de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais - na grade curricular da rede municipal e chamou atenção das autoridades para os seguimentos que se dizem representantes da comunidade surda, sem a devida documentação confirmada e realizando cursos de LIBRAS com intérpretes sem a devida capacitação e habilitação.

Líder da comunidade surda, Mardônio Aguiar, também se pronunciou em LIBRAS para os presentes. Ele também agradeceu o apoio concedido pela administração municipal e externou a alegria de ser um integrante do Instituto Transformar. Ele defendeu também ainda mais a união dos surdos e ouvintes para fortalecer o INTRA e a cultura surda em Juazeiro e na Região do Cariri.
Para Dr. Santana o reconhecimento do INTRA a sua política de inclusão social aumenta ainda a responsabilidade de sua gestão. “Sou muito agradecido a esse reconhecimento e tenho certeza que aumenta também a responsabilidade de nosso Governo em realizar ainda mais políticas de inclusão para os surdos e portadores de outras deficiências”, ressaltou. O prefeito disse sentir-se sempre bem, quando vai ao INTRA. “Todos os integrantes têm um jeito amigável e cristão de nos recepcionar e faz com que sempre estejamos presentes em datas especiais, como esse aniversário de 10 anos do INTRA”.

O prefeito reassumiu o compromisso de continuar realizando ações de inclusão social em sua administração. No jantar festivo de 10 anos do INTRA também estiveram presentes: o vereador Adauto Araújo, a Secretária Adjunta de Assistência Social, Dra. Célia Araújo, coordenadora de Educação Especial, da Secretaria Municipal de Educação, professora Joana D’arc. Com certificação de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade surda e ao INTRA. Foram também agraciados os missionários  da Igreja Batista, Janete Peterson, Marli Gavioli, Alex Cassimiro e Ana Cristina Andrade.

Gabinete do Prefeito


Fonte: ILISTA - Juazeiro do Norte

Nenhum comentário: