quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Instituto Transformar empossa nesta sexta-feira nova diretoria - Por Beto Fernandes

Acontece nesta sexta-feira, 9, a posse da nova diretoria do INTRA – Instituto Transformar – de Juazeiro do Norte, ONG que trabalha com assistência a comunidade surda do Cariri. Fundado há 10 anos a partir de um trabalho desenvolvido por Missionários da Igreja Batista, o INTRA trabalha com a realização de cursos de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – através de intérpretes e instrutores de forma voluntariada.

O presidente eleito, José Claudio Barbosa, enfatiza que o Instituto Transformar atende uma demanda de surdos que varia de 150 a 180 surdos. “Com o trabalho de busca ativa identificando portadores de deficiências aditivas muitas vezes chegamos a atender até a 500 pessoas por mês”, afirma.

Em Juazeiro, segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – existem quase 10 mil pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. O INTRA tem buscado nestes 10 anos trabalhar o surdo e sua família com ensino de LIBRAS e na defesa intransigente dos seus direitos, com inclusão social e inserção no mercado de trabalho.

José Cláudio assume com a nova diretoria para o biênio 2012/2014 com o compromisso de dar continuidade aos projetos existentes e de expandi-los. Ele garante que em janeiro já pretende abrir cursos de LIBRAS para jovens a partir de 16 anos visando conseguir mais voluntários. “Identificamos que existe um déficit muito grande de intérpretes e precisamos formar mais, contudo com a devida qualificação e habilitação profissional para ir para uma sala de aula, por exemplo,” explicou.

O novo presidente pretende ainda ampliar parcerias com diversos órgãos e instituições para ministrar cursos profissionalizantes para os surdos. “Nossa preocupação além de ensinar LIBRAS para os surdos é também conseguir empregá-los. Um surdo tem capacidade e potencial tanto quanto um ouvinte para exercer as mais variadas funções numa empresa”, conclui José Claudio. Fruto da articulação do INTRA o Poder Público Municipal ampliou a quantidade de intérpretes na rede de ensino de sete para 30 intérpretes com mais de 30 alunos regularmente matriculados.

A posse da nova diretoria acontece na sede do INTRA, nesta sexta-feira, às 19h00, na Rua Dom Bosco S/N, esquina com a Rua 1º de Maio.

Nenhum comentário: