História


O Instituto Transformar, também designado pela sigla INTRA (inscrito no CNPJ 04.617.939/0001-50) constituído em 04 de junho de 2001 é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, fundados pelos missionários Jhon Peterson, Ivan Jean Peterson e Marli Gavioli.
Seu nome inicial foi ACADA (Associação Caririense de Deficientes Auditivos) e tinha como objetivo estabelecer uma escola especial para surdos em Juazeiro do Norte. Devido à lei da inclusão, a meta tomou outras dimensões, passando a ser denominada INTRA.
A cada ano o INTRA procura desenvolver atividades com os deficientes auditivos da Região do Cariri a fim de acompanhá-los em seus rendimentos escolares, sociabilizá-los e atingir eventuais necessidades que venham apresentar. O Instituto oferece alfabetização em sua língua (Libras-Língua Brasileira de Sinais), curso de Libras para as famílias e interessados, aulas de teatro, artesanatos, informática, esportes, acampamentos psicopedagógicos e psicosocial.
O INTRA ainda capacita, cadastra e disponibiliza intérpretes para atuarem como voluntários ou profissionais para atenderem aos deficientes auditivos em varias áreas, tais como: consultas médicas, entrevistas de trabalho, transações comerciais, jurídicas, entre outros.
Atualmente, o Instituto conta com 106 associados, sendo que 89 são pessoas portadoras de deficiência auditiva em todas as faixas etárias. Temos como princípio incluí-los social, educacional e culturalmente e instruí-los a respeitar e viver em solidariedade com o próximo.
No nosso quadro docente contamos com 14 profissionais, onde quatro são instrutores de Libras, com formação em proficiências em Libras com nível médio e superior, oito intérpretes de Libras sendo cinco com proficiência e três com habilitação. Contamos ainda com uma gestora pedagógica com doutorado em Gestão Pedagógica e uma coordenadora social e dois instrutores acadêmicos em Letras Libras.
O presente instituto está organizado de acordo com sua constituição estabelecida no estatuto, que são: Assembléia Geral, Diretor Administrativo e Conselho Fiscal. Nossos mantenedores são os voluntários, os sócios colaboradores (todos aqueles que direta ou indiretamente contribuem para a manutenção do Instituto).